Conheça 12 Bibliotecas Digitais de Ciências Humanas

Conheça 12  Bibliotecas Digitais de Ciências Humanas

Conheça abaixo 12 Bibliotecas Digitais de Ciencias Humanas que podem auxiliar a sua pesquisa!

  • Bibliotecas Virtuais Temáticas – PROSSIGA

http://prossiga.ibict.br

Coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na internet, sobre determinadas áreas do conhecimento. Elas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos na Internet.

  • Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo

http://www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm

O setor do Acervo História da Assembleia Legislativa de São Paulo disponibiliza para consulta mais de 350 mil página de documentos originais relacionados à história do legislativo paulista

  • Biblioteca Digital do Senado Federal

http://www2.senado.gov.br/bdsf/

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

  • Biblioteca Virtual da América Latina

http://www.bvmemorial.fapesp.br

Desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.

  • Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

http://www.direitoshumanos.usp.br

Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. 

  • Biblioteca On Line do SEBRAE

http://www.biblioteca.sebrae.com.br

Espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. 

  • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV

http://cpdoc.fgv.br

O site (e o centro de pesquisa) é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Apresenta uma série de conteúdos, tais como os dossiês sobre a história do Brasil (50 anos de Brasília, anos JK, Jango e Era Vargas);

  • Biblioteca do IBGE

http://biblioteca.ibge.gov.br

A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.

  • Biblioteca Digital Paulo Freire

http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que visa divulgar a produção do educador Paulo Freire.

  • Observatório de Educação em Direitos Humanos – UNESP

http://unesp.br/observatorio_ses/index_cat3_areas.php

O observatório existe desde 2007 e está ligado à UNESP. No site é possível encontrar um farto material sobre o tema. Em “Biblioteca”, encontram-se artigos, livros, revistas e cartilhas.

  • Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

http://www.cervantesvirtual.com

É possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

  • Biblioteca Virtual de Literatura

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/literatura/

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral.

 

Fonte e texto: Alexandre Pereira,  Canal do Ensino

Tags: