O bibliotecário perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional

Acesse: Tese do Curso de Doutorado em História Politica e Bens Culturais (PPHBC) do CPDOC/FGV

O bibliotecário perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional

Autor:  Ana Paula Sampaio Caldeira

Orientadora: Profa.Dra.Angela Maria de Castro Gomes

Em  1870, o jovem e praticamente desconhecido Benjamin Franklin Ramiz Galvão foi nomeado para ocupar o cargo de diretor da Biblioteca Nacional, posto do qual saiu doze anos depois, já como intelectual consagrado, para assumir a função de tutor dos netos de D. Pedro II. Durante o período em que esteve à frente desta instituição, Ramiz Galvão projetou fazer daquele espaço a biblioteca da nação brasileira. Isso significava construir uma instituição cuja função fosse salvaguardar o patrimônio documental brasileiro, torná-lo disponível a um público especializado e estimular estudos sobre a história e a geografia do país. O objetivo era fazer da Biblioteca Nacional um lugar de referência, sintonizada com suas congêneres europeias e em diálogo com os meios letrados nacionais...