Oficina de Bases de Dados para a pesquisa científica

Oficina de Bases de Dados para a pesquisa científica

O Sistema de Bibliotecas  FGV tem o prazer de convidá-lo para a  Oficina de Bases de Dados importantes para a pesquisa científica. 

Web of Science  é uma base referencial, multidisciplinar que indexa periódicos e conferências de todo o mundo, com atualização semanal, e que hoje tem cerca de 15000 revistas.  É uma ferramenta para levantamento bibliográfico, mas também possui várias ferramentas que permitem analises de citações, de produção cientifica, rankings, calculo do índice H, bem como utilitários que permitem a criação de alertas para a monitoração automática da atualização da base, exportação de dados em vários formatos, identificação de homônimos, entre outros.

Journal Citation Reports (JCR)   é uma base reconhecida por avaliar periódicos indexados na Web of Science. Apresenta dados quantitativos que apoiam uma revisão sistemática e objetiva das revistas cobrindo as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias.  Para ajudá-lo a comparar periódicos e descobrir quais  os mais importantes :

  • Os periódicos mais citados em um campo
  • Os periódicos mais importantes em um campo
  • Os periódicos com maior impacto em um campo
  • Os artigos mais publicados em um campo
  • Dados da categoria do assunto para análise de desempenho

 

Endnote Web,  é uma ferramenta online de gerenciamento de referências, desenvolvida pela Thomson Reuters e disponível via Web of Knowledge. Trata-se de um recurso auxiliar à pesquisa, acessível via internet, que permite ao usuário manejar suas bibliografias, reunindo e organizando-as com mais facilidade.

 

Data: quinta-feira, 22 Outubro, 2015 - 15:00

Local: Praia de Botafogo, 190, RJ - laboratório 1332

Instrutor: Deborah Dias

Inscreva-se aqui

 

Tags: