Panama Papers

Panama Papers

Você sabe o que são os Panama Papers?

São mais de 11 milhões de documentos internos da firma de advogados Mossack Fonseca, que tem sede no Panamá. 

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) em Inglês, uma organização sem fins lucrativos com base nos Estados Unidos, teve acesso à esses documentos e disponibilizaram informações sobre eles em seu site. A ICIJ, o Jornal Alemão Suddeutsche Zeitung e mais de 100 parceiros passaram um ano peneirando 11,5 milhoes de documentos para expor empresas offshore ligadas à lideres politicos mundiais, escandalos internacionais, fraudadores com transações financeiras ocultas, traficantes de drogas, bilionários e outras pessoas de importância nacional e internacional.

Os documentos cobrem quase 40 anos de atividade da Mossack Fonseca, que tem mais de 35 escritorios espalhados pelo planeta. Os documentos revelam informações de mais de 214.000 empresas offshore conectadas com pessoas em mais de 200 países e territórios.

A equipe de dados e pesquisa da ICIJ indexou, organizou e analisou 2.6 terabytes de dados que compõem o vazamento, usando plataformas colaborativas para comunicar e compartilhar documentos com jornalistas trabalhando em 25 linguas em quase 80 paises. 

Saiba mais no site da ICIJ: https://panamapapers.icij.org/ 

Tags: