FGV Editora é finalista com duas obras no Prêmio Jabuti

A 65ª edição do Prêmio contou com 4.245 obras inscritas em diversos eixos temáticos que valorizam toda a cadeia produtiva do livro. 

Dois livros publicados pela FGV Editora estão concorrendo ao Prêmio Jabuti, a mais importante premiação do mercado editorial do Brasil. Os finalistas foram anunciados no último dia 9 de novembro, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A 65ª edição do Prêmio contou com 4.245 obras inscritas em diversos eixos temáticos que valorizam toda a cadeia produtiva do livro. 

No Eixo Não Ficção, em Ciências Humanas, a FGV Editora teve duas obras selecionadas entre as dez finalistas. Ambos os livros tratam de temas relacionados à educação no Brasil. 

Conheça os finalistas: 

O ponto a que chegamos: duzentos anos de atraso educacional e seu impacto nas políticas do presente, do jornalista especializado em educação, Antônio Gois, tem como argumento principal o atual quadro insatisfatório da educação brasileira, apontado na obra como resultado de um longo histórico de descaso e de decisões equivocadas, que cobram um preço alto ao país até hoje. 

Pontos fora da curva: por que algumas reformas educacionais no Brasil são mais efetivas do que outras e o que isso significa para o futuro da educação básica, de Olavo Nogueira Filho, especialista em gestão pública, busca evidenciar o porquê das diferenças entre resultados de reformas educacionais subnacionais, mesmo entre localidades de nível socioeconômico similar, tendo como base dois dos mais bem-sucedidos casos brasileiros: as reformas no Ceará e em Pernambuco. A obra, que é uma das finalistas do Prêmio Jabuti, é fruto da dissertação de mestrado em gestão e política pública da FGV. 

“Ter duas obras publicadas por uma editora universitária entre as 10 finalistas na categoria Ciências Humanas do Prêmio Jabuti demonstra o quanto essas ciências humanas precisam ser valorizadas no país e o quanto o tema da educação é relevante e desperta interesse de várias naturezas. Apesar de duas obras com temas relacionados, cada uma delas tem sua importância e cada uma traça histórias e casos sobre a educação no Brasil, mas ambas possuem o intuito de contribuir para o cuidado necessário sobre as políticas públicas educacionais no país. Toda a equipe da FGV Editora está muito feliz com essas duas indicações e muito satisfeita com o acerto das escolhas das obras para publicação, com a linha editorial seguida e com o resultado já alcançado através desses livros.”, destaca a professora Marieta de Moraes Ferreira, diretora da FGV Editora e responsável pela seleção das obras publicadas e agora finalistas no Prêmio. 

Sobre o Prêmio Jabuti 

O Prêmio Jabuti tem como objetivo reconhecer e valorizar obras literárias em diversas categorias, além de ser referência entre os prêmios literários do país, é considerado patrimônio cultural. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional. A premiação se mantém relevante para premiados(as), editoras e agentes de cultura porque desde sua criação, em 1958, distingue ininterruptamente obras e autoras(es).  

O maior diferencial do Prêmio em relação a outras premiações é a sua abrangência: além de valorizar escritores, destaca a qualidade do trabalho de todos(as) os(as) profissionais envolvidos(as) na criação e produção de um livro. 

Conheça os livros da FGV Editora finalistas do Jabuti.