BMHS-RJ: Apresentação

A FGV possui uma das mais completas e importantes bibliotecas no Rio de Janeiro nas diferentes áreas de Ciências Humanas e Sociais. Criada em dezembro de 1945, como Biblioteca Central, passou a denominar-se Biblioteca Mario Henrique Simonsen em dezembro de 1997 em homenagem a Mario Henrique Simonsen, ex-Ministro da Fazenda e Vice-Presidente da Fundação Getulio Vargas. 

A Biblioteca possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Finanças, História do Brasil, Matemática e Sociologia. O acervo é composto por livros, dissertações, teses, papers, multimeios e periódicos. É depositária de toda a produção intelectual e editorial da FGV (Arquivo Bibliográfico). 

A Biblioteca utiliza o sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas SOPHIA, possibilitando consulta, empréstimo e reservas via Web. Participa das redes de trabalho cooperativo Bibiliodata, CCN, COMUT, CLADEA (Centros de Informação do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração) e do grupo de Compartilhamento de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro - CBIES-RJ. É filiada ao Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região - CRB-7 e à Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU. 

A Biblioteca possui homepage, com o endereço http://sistema.bibliotecas-rj.fgv.br/, onde disponibiliza seu catálogo online, o Acervo Acadêmico FGV, uma interface única de acesso às coleções impressas e digitais das quatro bibliotecas da FGV (RJ, SP, DF e Biblioteca Digital), bem como às diversas bases de dados assinadas pela Instituição, aos artigos do Portal de Periódicos CAPES, a conteúdos de acesso aberto, e ainda a informações sobre todos os serviços oferecidos: consulta local; empréstimo domiciliar; empréstimo entre Bibliotecas; reserva de material; sala multimídia equipada com ar condicionado, TV, DVD, vídeo cassete, TV a cabo e computador; caixa de devolução de livros; rede wireless; levantamento bibliográfico; comutação bibliográfica; elaboração de ficha catalográfica; orientação quanto à normalização bibliográfica (normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT); serviço de reprografia, visitas orientadas e a capacitação de usuários através de cursos, workshops e palestras. 

A Biblioteca funciona, na Praia de Botafogo, 186 – Centro Cultural, de segunda à sexta-feira, no horário das 08h15 às 21h45 e no sábado, somente para usuários internos, no horário das 08h30 às 12h30; e, na Praia de Botafogo, 190 – 7.andar, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h15 às 17h30. A consulta ao acervo é de livre acesso aos usuários internos (corpo discente, docente, funcionários e ex-alunos da FGV). Usuários externos (docentes, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de outras instituições) só podem ter acesso à Biblioteca mediante apresentação de documento da Instituição a que estão vinculados. O regulamento e o regimento da BMHS, bem como as normas para utilização de seu espaço e serviços, estão disponíveis em http://sistema.bibliotecas-rj.fgv.br/bmhs_normas

A Biblioteca dispõe de meios de comunicação com os usuários através da caixa de sugestão, fale conosco, e-mail, telefones e através das redes sociais: Twitter e Facebook, onde também compartilha informações. 

A Biblioteca oferece um acervo com mais de 100.000 títulos e 200.000 exemplares, distribuídos entre livros, DVDs/vídeos, publicações eletrônicas, teses e dissertações, gravações sonoras, além de publicações periódicas em papel e eletrônicas. Além disso, os usuários internos contam também com acesso facilitado aos acervos das bibliotecas do FGV SB em São Paulo e Brasília. 

A Biblioteca disponibiliza acesso remoto às bases de dados assinadas pelo Sistema de Bibliotecas da FGV por proxy através de login e senha de rede FGV. As bases também estão disponíveis a todos os usuários que estejam utilizando um computador conectado à rede interna da FGV. As principais bases de dados disponíveis são: Portal de periódicos Capes, Jstor, Ebsco, Heinonline, LexisNexis, Proquest Dissertations & Theses, Thomson Reuters, Bloomberg, Economatica, EMIS, Kluwer, Oxford Handbooks, Orbis, Orbis Bank Focus, Zephyr, Euromonitor, S&P Capital IQ, RT Online e etc. 

A Biblioteca disponibiliza 39 computadores para uso local, além de salas de estudo em grupo, guarda-volumes, caixa de devolução de livros e máquina de café. 

A Biblioteca oferece um Ambiente de Acessibilidade e Tecnologia Assistida - iniciativa que indica o compromisso social da FGV no atendimento não somente à sua comunidade, mas também aos demais segmentos da sociedade. Desta forma, disponibiliza duas mesas ergonômicas especiais para cadeirantes, equipadas com suporte para monitor multidirecional e suporte para livros multidirecional, computadores equipados com monitores de 23 polegadas, teclado ampliado e com softwares leitores de tela (DosVox, NVDA e JAWS) que se destinam a facilitar o acesso de deficientes visuais aos computadores. O espaço conta também com um Ampliador de Caracteres Automático (myReader 2) que amplia as letras, projeta e dá acessibilidade para quem tem baixa visão e um Digitalizador e Leitor Autônomo (POET COMPACT2+) que transforma o texto impresso em voz, sem uso do computador. 

A Biblioteca tem uma Política de Desenvolvimento de Coleções que busca atender às solicitações do corpo docente, discente e de pesquisadores, bem como a dos próprios bibliotecários, que sugerem a aquisição de publicações, identificando lacunas a partir do atendimento ao leitor ou em função da pesquisa nos instrumentos de busca (catálogo de editoras, internet, etc.). 

A aquisição de publicações se dá tanto por recursos definidos na previsão orçamentária anual da FGV, quanto por dotações oriundas de projetos de docentes e pesquisadores. 

Toda Comunidade FGV tem acesso irrestrito ao acervo e aos serviços da BMHS.