FGV sedia VI Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED)

A Fundação Getulio Vargas (FGV) sediou o terceiro dia de programação do VI Seminário Internacional de Preservação Digital (SINPRED), um evento de destaque na área da preservação digital. Realizado entre os dias 14 e 16 de junho, o evento reuniu cerca de 70 participantes presenciais, além dos participantes remotos, tanto do Brasil quanto do exterior. 

O objetivo central do evento foi promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais e acadêmicos que atuam na área de preservação digital. O primeiro dia do evento aconteceu na Fundação Biblioteca Nacional (FBN).  A mesa de abertura contou com a participação do presidente da FBN, Marco Lucchesi, do diretor do IBICT, Tiago Braga, da gerente de museus da Secretaria Municipal de Cultura do RJ, Heloisa Queiroz, Miguel Ángel Márdero Arellano – Coordenador da Rede CARINIANA e, representando a FGV, a professora Marieta de Moraes Ferreira, diretora do Sistema de Bibliotecas e da Editora FGV. 

Também participaram de mesas a diretora do Arquivo Nacional, Ana Flávia Magalhães e especialistas do exterior Brett Thomas - Rede Clockss; Chelsea Denault - Michigan Digital Preservation Network; Marisa de Giusti Presidente do Ibero American Science & Technology Education Consortium (ISTEC) e Diretora de PREBI-SEDICI Universidad Nacional de La Plata; e Jimena Sotomayor - Instituto Nacional de Antropología e Historia (México). Foram ministrados diversos workshops com temas relevantes e atuais, abordando desafios e soluções para a preservação de conteúdo digital em diferentes contextos 

 Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em áreas como gestão de dados digitais, políticas de preservação, arquiteturas de sistemas de preservação digital, preservação digital do Patrimônio Cultural, entre outros tópicos pertinentes. Além dos participantes presenciais, o evento contou com a participação de inscritos remotos, por meio das salas hibridas dos laboratórios da FGV. Essa abertura para participantes a distância permitiu uma ampla colaboração e inclusão, conectando profissionais e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo. 

 A FGV, através do FGV Sistema de Bibliotecas, juntamente com a Rede Cariniana, do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT (realizadora do evento), pôde proporcionar a promoção do conhecimento e a disseminação de boas práticas na área da preservação digital e sua importância e necessidade na garantia da preservação e acesso a conteúdos digitais cada vez mais prementes. 

Em sua fala Marieta de Moraes (professora da FGV) abordou a importância da Preservação Digital e os esforços da FGV em parceria com a Rede Cariniana na gestão e no desenvolvimento de habilidades necessárias para garantir a usabilidade, recuperação, autenticidade e acessibilidade de conteúdos ao longo do tempo.

A FGV é membro da Rede Cariniana desde 2018 e através dessa parceria estratégica tem fortalecido sua capacidade em preservar seu patrimônio histórico e científico, trabalhando na troca de conhecimentos e melhores práticas nessa área, no acesso à informação e o avanço do conhecimento.